Perdão

  1. substantivo masculino
  2. remissão de pena ou de ofensa ou de dívida; desculpa, indulto.

Ato pelo qual uma pessoa é desobrigada de cumprir o que era de seu dever ou obrigação por quem competia exigi-lo.

O que é Perdão:

 Perdão é a ação humana de se livrar de uma culpa, uma ofensa, uma dívida e etc. O perdão é um processo mental que visa a eliminação de qualquer ressentimento, raiva, rancor ou outro sentimento negativo sobre determinada pessoa ou por si próprio.

Etimologicamente, a palavra “perdão” vem do latim perdonare que significa a ação de perdoar, ou seja, aceitar ou pedir desculpas; se redimir em relação a algo de errado. A expressão “pedir perdão” é usada quando alguém reconhece o seu erro e pede desculpas para a pessoa com quem foi injusto. Exemplo: “Queria te pedir perdão pelo atraso“.

O termo “perdão” ainda pode ser utilizado como uma fórmula educada e delicada para fazer alguém repetir algo que não foi compreendido inicialmente. Exemplo: “Perdão, qual o seu nome mesmo?

No âmbito religioso, o conceito de perdão está relacionado com o chamado “processo de purificação espiritual”, ideia que está presente em quase todas as doutrinas religiosas, e que consiste na eliminação de sentimentos nocivos ao homem, como a raiva, a magoa ou o desejo de vingança.

A ideia do “perdão de Deus” é comum em todas as doutrinas religiosas. Quando um indivíduo comete alguma ação considerada pecado ou que é o oposto às normas propostas por determinada religião, este deve pedir perdão de seus pecados à Deus, através de orações ou penitências.

Perdão judicial: 

perdão judicial consiste na abolição da culpa de um indivíduo, perante o Estado, quando este comete delitos sob circunstâncias que estão expressamente definidas no código penal, sendo assim dispensado de cumprir uma pena, determinação, obrigação ou ordem judicial.

Um exemplo de perdão judicial está descrito no artigo 121, § 5º do Código Penal Brasileiro: “na hipótese de homicídio culposo, o juiz poderá deixar de aplicar a pena, se as consequências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária“.

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de DeusEfésios 2:1-8

Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Efésios 2:13

Observe este trecho da oração do “Pai Nosso”:

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. Mateus 6:12-15

E ainda

Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.
E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.
Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas. Marcos 11:24-26

Como praticar o perdão?

Perdoar, diferentemente do que pode parecer à primeira vista, não é esquecer. O perdão faz parte de um processo que, muitas vezes, é doloroso, mas extremamente necessário para a nossa libertação. É como mexer em uma ferida. Resistimos em mexer nela, em abrir e passar o remédio necessário. Mas é dessa forma que ela irá cicatrizar a não doer mais.

Expor o ferimento da alma e tratá-lo, não é um ato confortável, mas crucial para que possamos alcançar a cura.

Quantas vezes perdoar?

E depois de incorporar o perdão, quantas vezes devo perdoar? Essa pergunta foi feita diretamente a Jesus pelo discípulo Pedro, como consta no Evangelho de Mateus.

Pedro pergunta: «Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes? E Jesus responde: “Não lhe digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mt 18, 21-23).

Jesus nos mostra nessa passagem que o perdão não é uma obrigação que podemos cumprir como um checklist nas nossas vidas. Trata-se de uma postura que deve nos acompanhar sempre por onde formos.

O perdão cura

O perdão de coração aos nossos irmãos nos aproxima das lições de Jesus e dos caminhos que Deus nos reservou. É algo que nos torna pessoas melhores não só para nós mesmos, mas para todos os que estão à nossa volta.

Esperamos que essa reflexão possa ajudar a espalhar dentro de nós mesmos e entre nossos amigos, familiares, vizinhos e todos os seres humanos na Terra, o perdão. Que possamos praticá-lo de forma cada vez mais frequente e genuína em nossas vidas.

A Bíblia diz em Efésios 4:32 que devemos perdoar uns aos outros como Deus, em Cristo, nos perdoou.
O perdão de Jesus, como lemos em Efésios 1:7, é a libertação, redenção, perdão dos pecados. A Bíblia também nos diz em Lucas 24:47 que o perdão é para todas as nações, ou seja, é e está acessível a todos, pois o Senhor é um Deus de perdão (Salmos 130:4).

Versículos sobre perdão na Bíblia:

Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas. (Mateus 6:15)

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. (Efésios 4:31-32)

Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Contigo, porém, está o perdão para que te temam. (Salmos 130:3-4)

Então Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete. (Mateus 18:21-22)

A quem perdoais alguma cousa, também eu perdoo; porque de fato o que tenho perdoado, se alguma cousa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo, para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios. (2 Coríntios 2:10-11)

Contudo Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. (Lucas 23:34)

Suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. (Colossenses 3:13)

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (2 Crónicas 7:14)

Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam. (Salmos 86:5)

E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados. (Marcos 11:25)

Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões ao Senhor”, e tu perdoaste a culpa do meu pecado. (Salmos 32:5)

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. (Mateus 6:12)

Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. (Atos 2:38)

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (1 João 1:9)

Perdoar e pedir perdão não são tarefas fáceis para a maioria das pessoas. Isso porque fazem parte de um processo que envolve o enfrentamento de algo que te magoou, que traz raiva e ressentimento. Mas, você sabia que o perdão pode trazer diversos benefícios para a saúde?

Quando você não perdoa, o cérebro humano não sabe se você está realmente vivendo aquela situação ou se é apenas uma lembrança. O que nos impede de viver novas possibilidades e interfere negativamente a nossa saúde mental. Além disso, mágoas e ressentimentos nos geram estresse, que podem resultar em reações adversas no organismo, como pressão alta, alteração no processo metabólico, diminuição no fluxo sanguíneo, entre outros malefícios.

Perdoar não significa necessariamente esquecer os problemas. Mas sim, desassociar o sentimento negativo relacionado a essa lembrança.

Benefícios do perdão

Faz você viver mais: Segundo um estudo feito em 2011 e publicado no Journal of Behavioral Medicine, pessoas que costumam perdoar apenas quando o outro pede desculpa têm uma expectativa de vida menor do que os que perdoam incondicionalmente.

Fortalece o sistema imunológico: O sistema imunológico também pode ser fortalecido. Uma pesquisa feita pela Sociedade de Medicina Comportamental dos Estados Unidos, descobriu que portadores do vírus HIV que perdoavam realmente alguém que os havia magoado apresentavam um maior nível de células CDA – positivas para o sistema imunológico.

Melhora o sono: O ato do perdão te deixa mais leve e tranquilo e reduz condições prejudiciais à saúde, como o estresse e a raiva. O que, consequentemente, melhora a qualidade do sono e a fadiga, desempenhando um papel fundamental na manutenção do bem-estar.

Reduz o estresse: A mágoa acumulada acaba nos deixando nervosos, o que causa efeitos negativos na pressão arterial e no batimento cardíaco, enquanto o perdão faz o contrário, liberando o bem-estar.

Favorece o autoperdão: Quando você comete um erro e magoa alguém, ser perdoado por essa pessoa ajuda no processo de autoperdão, diz um estudo no Journal of Positive Psychology . Assim, perdoar e ser perdoado nos ajuda a deixar as coisas no passado.

Veja Também:

Histórico de Eventos

Abertura Conexão Camp

O evento já iniciou com muita animação. Os jovens chegando, retiravam seus kits de boas-vindas e interagiam enquanto a apresentação não iniciava. No horário previsto,

Leia mais »
Estudos Bíblicos

A vinda de Cristo

Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e

Leia mais »

Política de Cookies

Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Consulte nossa Política de Privacidade.