Estudo bíblico sobre a manifestação do Espírito Santo

Antes de falar do Espírito Santo propriamente, vamos entender o que é o espírito. O dicionário da língua portuguesa refere-se ao espírito como sendo “a parte eterna do ser humano”, ou ainda, “a alma do homem” e “entre sobrenatural”. Há outras definições parecidas dependendo do dicionário consultado. Segundo o que está escrito em Coríntios, trata-se do “homem interior”:

I Corintios 15:40-41

E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres.

Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.

Ou ainda:

I Corintios 15:44-50

 Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.

 Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.

Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.

 O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o SENHOR, é do céu.

Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.

E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.

E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.

O texto bíblico declara que assim como há o corpo terrestre, há também o corpo celeste. Senão, vejamos como foi a criação do homem.

Gênesis 2:7

E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Observe que o homem era apenas um boneco de barro antes de Deus soprar em suas narinas o fôlego de vida e torna-lo uma alma vivente. A palavra afirma que o homem tem um espírito dentro dele.

I Corintios 2:11

Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.

Mas o que tem a ver o fato de nós termos um espírito com a manifestação do Espírito Santo? É que o Espírito Santo testifica com o nosso espírito.

II Corintios 1:21-22

Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus,

O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.

Romanos 8:16

O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

Desta forma, o Espírito Santo é nosso “elo de ligação” com o céu. Além disso, a palavra diz que Ele é o “penhor da nossa herança”:

Efésios 1:13-14

Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.

O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.

O Espírito Santo é a garantia de que teremos uma salvação para o nosso espírito, no Reino Celestial, já que o próprio Espírito Santo habita no céu e muitos deles já habitaram o corpo material como nós.

A promessa de Jesus sobre o Espírito Santo significa muito mais que os anjos nos trazerem mensagens em palavras ou cânticos. Ela nos traz a garantia de que Deus nos reserva uma salvação em seu reino e ainda nos motiva para isso, através da própria manifestação dos anjos.

Mas porque Jesus prometeu o Espírito Santo?

Enquanto Jesus estava com os seus discípulos, Ele mesmo era o consolador que os consolava, como diz no evangelho de São João:

João 9:5

Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.

Depois, com a iminência de sua volta para o céu, para junto de Deus, Jesus prometeu que enviaria outro consolador. Observe que a palavra diz “outro consolador”.

João 14:15-17

Se me amais, guardai os meus mandamentos.

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

Atos 2:1-4

E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;

E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Atos 2:14-18

Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.

Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.

Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:

E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;

E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;

Hebreus 2:1-4

PORTANTO, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.

Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,

Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;

Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?

O consolador é aquele que consola. De acordo com o dicionário, consolar significa confortar, ou ainda, suavizar. Nós estamos bastante acostumados a ouvir a voz do consolador e ficar confortados com isso. Mas como funciona a manifestação do consolador?

Nós, tendo sido chamados por Deus neste caminho, conforme a fala do Apóstolo Pedro, passamos a ser participantes da promessa do Consolador. O Consolador manifesta em nós os prodígios e revelações da parte de Deus, sendo ele o mediador entre nós e Senhor. Nós emprestamos o corpo como instrumento de manifestação. O Espírito Santo nos dá a inspiração para a revelação divina.

É importante salientar que o Espírito Santo não se manifesta apenas na hora do culto espiritual, durante a presidência. Ele é o motor de todos os dons espirituais que nós conhecemos, como a revelação de cânticos, a elucidação e interpretação de profecias, na vidência, na pregação, na apascentação, na intuição e até nos sonhos, conforme está escrito na profecia do profeta Joel, ainda lá no antigo testamento:

Joel 2:27-29

E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o SENHOR vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.

E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

É importante observarmos que para recebermos o Espírito Santo, precisamos estar dentro de um certo parâmetro de preparação. É preciso despir-se de qualquer altivez, manter a humildade, a santidade e procurar se desviar de toda e qualquer vaidade. Quanto maior for a humildade e simplicidade da pessoa, maior a chance de ela ser usada plenamente pelo Espírito Santo.

Colossenses 3:16-17

A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração.

E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

II Corintios 1:12

Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e de modo particular convosco.

ROMANOS 12.1-8

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de DEUS, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS, que é o vosso culto racional.  E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS.  Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que DEUS repartiu a cada um.  Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,  assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em CRISTO, mas individualmente somos membros uns dos outros.  De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;  se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;  ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.

A Paz de Deus a todos!

Veja Também:

Histórico de Eventos

Abertura Conexão Camp

O evento já iniciou com muita animação. Os jovens chegando, retiravam seus kits de boas-vindas e interagiam enquanto a apresentação não iniciava. No horário previsto,

Leia mais »
Estudos Bíblicos

A vinda de Cristo

Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e

Leia mais »
Estudos Bíblicos

Perdão

substantivo masculino remissão de pena ou de ofensa ou de dívida; desculpa, indulto. Ato pelo qual uma pessoa é desobrigada de cumprir o que era

Leia mais »

Política de Cookies

Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Consulte nossa Política de Privacidade.