Dia 20/08/2016 realizou-se na Congregação de Carapicuíba o estudo bíblico sobre a Parábola do Mordomo Infiel (cap. 16 de Lucas). Primeiramente foi pedido aos jovens que se colocassem nos primeiros bancos a fim de que eles dedicassem toda sua atenção ao estudo.

A reunião teve início às 15:45 hrs com a oração inicial executada pelo irmão Mateus Almeida da cidade de Suzano. Após, foram apresentados os coordenadores da reunião, os jovens Guilherme Farias, integrante do grupo de jovens de Carapicuíba, e Tatiane de Paula, integrante do grupo de jovens de Santana de Parnaíba. Para iniciar, eles fizeram uma breve apresentação de si mesmos e explicaram como seria a dinâmica. Em seguida, eles introduziram o tema do estudo através da leitura da parábola pela Tatiane, e convidaram as regionais para se apresentarem (Carapicuíba, Livieiro, Sapopemba e Suzano, nessa ordem). Cada uma respeitou muito bem o tempo limite proposto, que era de 10 minutos. Os representantes das regionais foram quase todos jovens, o que consideramos ter sido um ponto em destaque na reunião e muito bom a ser observado.

Em respeito às interpretações, houveram alguns pontos em comum, mas de forma geral foram linhas de raciocínio bem diferentes. Após as apresentações, abriu-se espaço para a interativa, que durou aproximadamente 40 minutos. Foi dada primeiramente a oportunidade aos jovens para levantarem suas dúvidas e questionamentos, mas não houve correspondência e por isso o debate iniciou-se com a colocação do irmão Daniel Garcia, de Carapicuíba. O apontamento dele deu abertura para outros irmãos se posicionarem ou darem opinião sobre o que foi apresentado pelas quatro regionais. A primeira jovem a levantar uma dúvida de interpretação sobre a parábola, foi a irmã Sara Almeida da cidade de Suzano. Sua dúvida era a mesma de outros irmãos e irmãs presentes que haviam pedido a palavra depois dela: a atitude do mordomo em conceder desconto aos devedores de seu senhor foi equivocada ou não? A partir desse ponto é que a interativa se desenrolou e rendeu bastante interação entre os irmãos, tanto jovens quanto adultos. Chegando perto do encerramento, houve a apresentação de uma linha de pensamento um pouco diferente do que fora discutido, mas que também agregou conhecimento e gerou reflexão. Após o término da interativa, houve uma oração final direcionada pelo jovem Thiago Graça da cidade de Indaiatuba- SP e posteriormente a reunião foi oficialmente encerrada, as 17:50 hrs aproximadamente, por um cântico dirigido pelo coral de Carapicuíba.

Vale observar que a coordenação foi realizada por dois jovens que nunca haviam apresentado reunião. Eles mesmos se dispuseram a coordená-la quando pedimos voluntários e, apesar de ser algo novo para eles, cumpriram esse papel com excelência e determinação, e ficaram gratos pela oportunidade. Da mesma forma, a apresentação de três regionais (Carapicuíba, Livieiro e Suzano) ficaram a cargo de sete jovens, que também se empenharam e fizeram ótimas apresentações. A partir do que vimos, devemos sempre lembrar que temos em nosso meio jovens de muito potencial, que esperam somente por uma oportunidade para trabalharem e desenvolverem seus talentos.

Paz de Deus a todos,

Fotos