REUNIÃO DE JOVENS DE SÃO PAULO – 30 anos

Semeando e Colhendo Bons Frutos

Há 30 anos iniciou-se um projeto na Sã Doutrina, o qual não imaginava à proporção que tomaria: “A Reunião de Jovens de; São Paulo”. Para comemorar esta data tão especial, no dia 14/11/2014, a Coproen organizou um evento a fim de prestigiar a história e reafirmar a importância desse projeto para a comunidade da Sã Doutrina.

O evento foi organizado na cidade de Suzano, no Clube Suzaninho.

sized_DSCF7641

As atividades iniciaram-se logo cedo, afinal tínhamos de relatar 30 anos de história em apenas um dia.

sized_DSCF7626

A festa contou com a presença de vários irmãos das cidades de Dracena, Curitiba, Sumaré, Rio Claro, Campinas, Guarulhos, Brás Cubas, São Bernardo, Carapicuíba, Suzano e Sapopemba.

sized_DSCF7655

Como resumir 30 anos em um dia? Este foi o cuidado que a Coproen teve ao fazer a programação, para não deixar escapar informações importantes e também para que fosse um dia prazeroso para todos. A programação seguiu os seguintes tópicos:

  • Retrospectiva (Túnel do Tempo) – Os irmãos presentes foram convidados, pelo irmão Isaque Galdino, a fazer uma viagem no tempo e relembrar cada fato importante que ocorreu nestes anos de reunião.
  • Apresentação de trabalho – Cada regional da Grande São Paulo apresentou um trabalho:
    • Sapopemba – A arte do Oleiro
    • Suzano – A contaminação do Mundo e a Purificação da Palavra de Deus/ Para quem você abre a sua porta?
    • Carapicuíba – A Velhice
  • Culto espiritual
  • Espaço para bate-papo
  • Apresentação Encontro Nacional por Campinas
  • Homenagens
  • Refeições

Para os que participaram e também para os que não puderam presenciar o evento. Aos participantes da reunião nestes anos, ou aqueles que estão embarcando agora nesta história. Acompanhe abaixo o resumo e faça uma viagem ao tempo nos fatos que marcaram os últimos trinta anos da Reunião de Jovens de São Paulo.

30 anos em um dia.

1984 – 1987
A história da Reunião de Jovens de São Paulo se iniciou no dia 26 de maio de 1984, na congregação do Jardim Vera Cruz, cujo apascentador, irmão Cornélio Palomares, deu todo o apoio. O projeto paulista foi fortemente influenciado pelos irmãos de Campinas, que também deram apoio a esta iniciativa. Os irmãos das cidades de Carapicuíba e também da cidade de Suzano, ambas na Grande São Paulo, ajudaram e apoiaram a implantação deste projeto. Neste dia, foi eleito o irmão Josué Xavier Prates, mais conhecido como Lula, para ser o primeiro presidente da Reunião de Jovens de São Paulo.

1987 – 1990
Em maio de 1987, o irmão Lula entregou o cargo para o irmão Samuel Caboclo da Silva, o qual presidiu a reunião de junho de 1987 a dezembro de 1990.

Foi na gestão do irmão Samuel também em sua gestão que aconteceu, sem que tivesse sido planejado como tal, o 1º Encontro Nacional de Jovens da Sã Doutrina. Isto porque, o irmão Samuel e o irmão João da Silva, junto com outros irmãos, tomaram a iniciativa de promover uma visita, da Reunião de Jovens de São Paulo para o então Lar Beneficente de Garça, no interior de São Paulo. Ocorre que esta notícia se espalhou rapidamente e em pouco tempo, várias cidades, tanto de São Paulo, como de outros estados, aderiram a esta visita. Os irmãos da cidade de Garça acabaram tendo que arrumar, junto à prefeitura municipal de Garça, um ginásio poliesportivo, para que pudesse abrigar o evento. Nasceu então o 1º Encontro, que aconteceu no dia 13/11/1988. O grupo da cidade de São Paulo partiu para Garça em dois ônibus. Foi um evento inesquecível.

1991 – 1992

Em Janeiro de 1991 a reunião foi assumida pelo irmão Marcílio Alves de Carvalho, que a presidiu até o dia 25 de setembro de 1992, quando faleceu em um acidente. Jessé de Almeida, na época seu secretário, assumiu, interinamente, a presidência da reunião até o final do ano.

1993 – 1994

Jessé de Almeida convocou eleições e foi eleito como presidente efetivo da reunião, ficando na direção até Dezembro de 1994.
Durante a sua gestão, Jessé
implementou eprogramou passeios para outras cidades, como visita a outros irmãos e ao mesmo tempo, passeios por lugares turísticos, como Caldas Novas, Cataratas do Iguaçu e Cidade Del Leste,

Foi também em sua gestão que, em 1994, a cidade de São Paulo sediou o 4º Encontro Nacional de Jovens, que foi realizado na cidade de Suzano, na Grande São Paulo. Em dezembro de 1994, Jessé de Almeida entregou a presidência para o irmão Mizael da Silva.

1995 – 1996

Em 1995 a reunião teve a gestão do irmão Mizael da Silva, filho do irmão Samuel Caboclo da Silva.
A gestão do irmão Mizael foi marcada por uma forte interferência de alguns irmãos mais conservadores, que não aceitavam bem as novas ideias implantadas até então.
Mizael da Silva ficou na presidência até dezembro de 1996, entregando o cargo para o irmão Marcos César de Miguel.

1997 – 1999

Marcos César de Miguel assumiu a reunião de janeiro de 1997 até dezembro de 1999.

Como tinha bastante experiência no trabalho com as crianças e com os jovens, trabalhou no sentido de retomar as conquistas, pois tinha sido secretário na administração de Jessé de Almeida, fato que o levou a convidar aquele irmão para secretariar sua administração. O irmão Marcos e sua esposa Laíde, sempre demonstraram disposição e vontade, aliados ao conhecimento, que deixava as reuniões bastante interessantes e até polêmicas, dependendo do tema a ser tratado.

2000
Devido a distância entre as cidades da Grande São Paulo e o aumento do número de jovens, em janeiro de 2000 foi decidido realizar a regionalização da reunião, ou seja a divisão da Reunião de Jovens de São Paulo em três reuniões distintas (Carapicuíba, Sapopemba e Suzano) e que teriam, a partir de então, diretorias distintas e programações próprias. Neste momento ficou acordado que a cada dois meses, seria marcada uma reunião conjunta das regionais, alternando entre elas, a localidade em que a reunião aconteceria.

Apesar de regionalizadas as reuniões, eventos importantes aconteceram:

06/2000 – Primeira edição do Jejunho, reunião que acontecia em determinado dia do mês de junho, cujo tema principal era a realização de um jejum entre os jovens;

08/2001 – A congregação de Suzano recebeu a visita da Reunião de Jovens e Crianças do Jardim Campos Elíseos na comemoração do 1º ano da reunião regional de Suzano;

10/2002 – Um grande grupo de crianças de São Paulo seguiu até Campinas para participar do Encontro Metropolitano de Crianças, organizado por aquela cidade;

05/2003 – A regional de Suzano, apoiados pelas regionais de Carapicuíba e Sapopemba, recebeu a visita do grupo de Campinas, ocasião em que vieram com três ônibus;

06/2003 – A regional de Carapicuíba recebeu a visita do grupo de Curitiba. Os irmãos das demais regionais também participaram do evento;

11/2003 – Reunião de crianças no Jardim Sapopemba, com a presença das regionais de Carapicuíba e Suzano, além de Campinas e Louveira. Nesta reunião foi encenada, de maneira inesquecível, a história de Davi, cujo personagem principal foi representado pelo saudoso Alexandre Nogueira;

04/2004 – Aconteceu a primeira reunião de reintegração das regionais, que acabaram por se desligar, consequência direta da regionalização. Ficou definido que sempre nos últimos sábados de cada mês, as regionais iriam se encontrar, como no início da regionalização;

05/2004 – Ocorreu a reunião em comemoração aos 20 anos da Reunião de Jovens de São Paulo. Neste evento, além dos irmãos da Grande São Paulo, contou com a presença dos irmãos da cidade de Curitiba, que prestigiaram nossa festa e nos homenagearam com um belíssimo trabalho. A reunião teve a participação de várias cidades da Grande São Paulo e de outras cidades convidadas. No dia seguinte, os jovens de São Paulo fizeram um passeio por pontos turísticos da cidade de São Paulo.

11/2004 – Aconteceu em Dracena o IX Encontro Nacional de Jovens da Sã Doutrina, evento que marcou muito para as regionais da Grande São Paulo, que lá estiveram em três ônibus e mais alguns carros. Irmãos de várias outras cidades do Brasil também estiveram presentes neste dia;

12/2005 – Viagem dos irmãos de São Paulo à Marília;

06/2006 – Aconteceu, na cidade de Mogi das Cruzes, o 2º Encontro de Casais da Grande São Paulo. Participaram do evento 18 casais, que tiveram a oportunidade de aprender como melhorar suas vidas conjugais;

06/2006 – Aconteceu em Suzano mais uma edição do Jejunho;

08/2006 – São Paulo esteve presente ao Encontro de Crianças na cidade de Campinas;

02/2007 – São Paulo esteve em Dourados-MS, para participar do X Encontro Nacional da Sã Doutrina;

08/2009 – Aconteceu em São Paulo, mais precisamente na residência dos irmãos Marcos César e Laíde, a primeira reunião da Coproen, ou seja, trata-se da data de fundação da Coproen, que nasceu motivada pela decisão da prévia para o XI Encontro Nacional, ocorrida naquela cidade, em 10/03/2009, onde ficou decidido que São Paulo deveria sediar o XII Encontro Nacional.

07/2010 – Ocorreu em Suzano-SP o 1º Encontro Regional da Grande São Paulo. Este evento fazia parte de um conjunto de 3 encontros regionais, cuja finalidade era colocar os irmãos da Grande São Paulo no clima do XI Encontro Nacional-Umuarama e assim motivar a todos para sediar o XII Encontro, que ocorreria na cidade de São Paulo.

11/2010 – Os irmãos de São Paulo estiveram em grande número no XI Encontro Nacional da Sã Doutrina, ocorrido em Umuarama-PR. Além de participar ativamente na apresentação de trabalhos, os irmãos de São Paulo receberam oficialmente o compromisso de sediar e organizar o XII Encontro Nacional.

06/2011 – Neste dia aconteceu na cidade de São Bernardo do Campo, o II Encontro Regional da Grande São Paulo, como parte do esforço das reuniões de São Paulo na organização do Encontro Nacional.

09/2011 – III Festa Pró Encontro Nacional em São Bernardo do Campo

11/2011 – Prévia do XII Encontro Nacional de São Paulo em Sapopemba – SP

11/2011 – IV Festa Pró Encontro Nacional na cidade de Carapicuíba – SP

06/2012 – 3º Encontro Regional da Grande São Paulo, Carapicuíba – SP

09/2012 – V Festa Pró Encontro Nacional em Suzano – SP

02/2013 – XII Encontro Nacional da Sã Doutrina São Paulo

A Coproen agradece a participação e contribuição de todos os envolvidos neste evento. Contamos com vocês para realizar a festa de 40 anos da Reunião de Jovens da Grande São Paulo.